Sonda faz 'rasante' sobre lua de Saturno

30.10.2015
|
Comments off
|

A sonda americana Cassini iniciou os procedimentos para seu aguardado “rasante” da superfície de Enceladus, uma lua de Saturno que vem intrigando os cientistas.

A partir de 15h de Brasília nesta quarta-feira, a nave iniciou um voo de reconhecimento, a apenas 5 mil metros de altura, para tentar “provar” a atmosfera de Enceladus. Mais especificamente a química dos jatos d’água que a lua emite a partir de seu polo sul.

Nos últimos anos, Enceladus revelou uma série de segredos que, para cientistas, fazem do satélite natural de Saturno um dos mais promissores locais para se encontrar algum tipo de vida extraterrestre.

‘Condições Benignas’
Cientistas dizem que a lua tem um imenso oceano escondido debaixo de uma camada de gelo, cujas condições seriam “benignas” o suficiente para a sobrevivência de micróbios.

“Enceladus não é apenas um mundo d’água. É um mundo que pode proporcionar um meio ambiente habitável para a vida como conhecemos”, afirma Curt Niebur, um dos cientistas.

“Vamos ter a chance de mergulhar mais profundamente nos jatos vindos do polo sul. E poderemos coletar a melhor amostra já obtida de um oceano extraterrestre”.

.